domingo, 22 de abril de 2012

Pregos, parafusos, arames farpados, molas, pedras semipreciosas, porcelanato

Nenê Cavalcante

Nenê 9 Abstrata

Seu trabalho é absolutamente artesanal. Começou a fazer esculturas de bonecas quando criança, com o barro formado pelas raras chuvas na fazenda onde morava. Suas cerâmicas são carregadas de emoção e amor pelo que faz.

Nenê Cavalcanti, nasceu em Alagoa Nova, interior da Paraíba. Em suas esculturas em argila utiliza materiais como pregos, parafusos, arames farpados, molas, pedras semipreciosas, porcelanato, com um resultado bastante original. Os temas recorrentes em sua obra são as mulheres e os anjos. Suas obras são encontradas em diversas regiões do país, tendo a artista participado de inúmeras exposições.

Abstrato

Nenê 10 abstrata

Nenê 11 abstrata

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenê 12 abstrata

Nenê 13 abstrata

Do barro à arte                                               Abstratas, Anjos, Noivas, Poderosas

Ainda quando criança procurava transformar o barro em panelas, gatos, cachorros, brinquedos estes que eram objetos de desejo de todas as crianças de seu tempo. Com um Curso de Educação Artística, abriria não somente novos horizontes para o seu trabalho, mas também para sua vida. No decorrer do curso, além de encontrar nas Artes Cênicas um maravilhoso instrumento para ser utilizado com as crianças portadoras de necessidades especiais, Nenê retornou à sua infância quando voltou a “brincar” com o barro. Mas, desta vez, a brincadeira de criança se desenvolveu e virou arte.

Anjos

Nenê 1

Nenê 2

 

 

 

 

 

Nenê 7

Nenê 5     

Noivas        

Nenê 16 noivas

Nenê 19 noivas

 

 

 

 

 

 

 

Nenê 17 noivas

Nenê 20 noivas

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenê começou a criar com a ajuda do barro figuras femininas, anjos, corpos nus, gordas, peças abstratas e semi-abstratas e de repente, não parou mais. Com o passar dos anos sua técnica foi se aprimorando e o que era pra ser um “passatempo para alma” tornou-se uma nova profissão. Aquela mulher natural de Alagoa Nova tornara-se artista plástica.

Nenê 15 noivas

Nenê 18 noivas

 

 

 

 

 

 

 

 

Poderosas

Nenê 26 poderosas

Ela ainda recorda com muita alegria do primeiro convite para expor suas esculturas na Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba. Ainda lembra também da emoção de suas primeiras peças vendidas. Pouco tempo depois, os convites se expandiram para Brasília, São Paulo, Minas Gerais, entre outros. E a divulgação de seu trabalho não ficou apenas espalhada por nosso país, ele encontrou também o reconhecimento de países como Portugal, Itália e França que, inclusive, já tiveram exposições das esculturas desta paraibana.

Nenê 21 poderosas

nenê 23 poderosas

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenê 24 poderosas

Nenê 25 poderosas

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenê 32 poderosas

Nenê 27 poderosas

A riqueza de detalhes de suas peças é tamanha que em diversas esculturas podemos observar o colorido dos bustiês de rosas, detalhes de fuxicos, flores, brincos, colares. E é essa uma das suas maiores características: a originalidade.

Nenê 22 poderosas

Nenê 30 poderosas

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenê 28 poderosas Nenê 29 poderosas

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenê 31 poderosas

Texto Érica Paiva/ arteemter@gmail.com

2 comentários:

  1. Como sempre com um belo trabalho, parabéns! Um braço;

    ResponderExcluir
  2. Quanta arte.

    Parabéns.

    Visite meu blog, http://decosi.blogspot.com.br/

    espero vc lá.

    abraço

    ResponderExcluir